desenvolvimento
Na geografia do desenvolvimento, geógrafos estudam padrões espaciais no desenvolvimento. Tentam achar características pelas quais possam medir o desenvolvimento observando aspectos econômicos, políticos e sociais. Procuram entender as causas e consequências geográficas da variação do desenvolvimento. Estudos comparam os países mais economicamente desenvolvidos com os menos economicamente desenvolvidos. Adicionalmente, as variações entre os países são analisadas, ou mesmo entre regiões, como no caso da diferença entre o norte e o sul da Itália.
Com a geografia do desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável também é estudado como tentativa de entender como suprir as necessidades do presente sem comprometer o sustento das gerações futuras.
Indicadores quantitativos são indicadores numéricos de desenvolvimento.
Indicadores econômicos incluem o Produto Nacional Bruto (PNB) per capita, taxas de desemprego, consumo de energia e porcentagem de PNB na indústria primária. Destes, o PNB per capita é o mais utilizado, pois mede o valor de todos os bens e serviços produzidos em um país, excluindo aqueles produzidos por empresas estrangeiras, então mede o desenvolvimento econômico e industrial do país. No entanto, o uso do PNB per capita também tem vários problemas.
Ele não leva em conta a distribuição do dinheiro, que pode ocorrer de forma extremamente desigual, como nos Emirados Árabes Unidos, onde o dinheiro do petróleo é