Desenvolvimento
Tem como objectivo principal estudar as sequências de desenvolvimento físicas, cognitivas e sociais que o ser humano passa desde o momento da concepção até à sua morte.
Principais Questões: 3 QUESTÕES CENTRAIS
1) Fontes de Desenvolvimento: qual o contributo da hereditariedade e do ambiente?
2) Diferenças individuais: como é que cada pessoa adquire características individuais únicas e estáveis?
Desenvolvimento Humano é semelhante ao das outras espécies? Linguagem como a característica que define a espécie humana;
Desenvolvimento é gradual e contínuo (de pequenas mudanças quantitativas) ou descontínuo (transformações qualitativas) ?
Continuidade Desenvolvimento como um processo gradual, Mudanças quantitativas. (alturas, peso, aumento do vocabolario)
Descontinuidade Desenvolvimento como uma série de estágios, Mudanças qualitativas. ((Passagem do balbuciar para a fala)
Plasticidade: em que medida e condições é possível alterar o normal decurso do desenvolvimento ?
Períodos Críticos Konrad Lorenz (imprinting) Período crítico: momento do desenvolvimento onde o indivíduo tem de adquirir uma determinada capacidade. Contacto precoce (Klaus and Kennel, 1976)
Momentos Sensíveis Eyer (1992), a longo prazo as mães que tiveram contacto precoce com os seus filhos e as que não tiveram não apresentavam diferenças na qualidade da relação. Plasticidade. Momentos sensíveis são espaço de tempo onde a criança está mais apta a adquirir uma determinada capacidade, Linguagem.
Teorias :
1) Biológica: Fonte do desenvolvimento provém da informação genética. A informação social é secundária. Desenvolvimento processa-se essencialmente através da maturação. O ambiente (…) determina a ocasião, a intensidade e a correlação de muitos aspectos do comportamento, mas ele não causa as progressões básicas do desenvolvimento do comportamento humano. Estas são determinadas por mecanismos maturacionais inerentes