Desenvolvimento Sustentável
Quando se fala em meio ambiente, logo vem a cabeça a preocupação com o desenvolvimento sustentável. Uma discussão sobre a crise ambiental e alternativas para diminuir a poluição, o desmatamento os danos em geral causados pelo crescimento ilimitado dos desejos humanos.
O conceito surgiu a partir dos estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo. Hoje é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações, e nos mais diferentes níveis de organização da sociedade.
O desenvolvimento sustentável visa suprir as necessidades do presente sem comprometer as necessidades do futuro. O Ecodesenvolvimento entende que a satisfação das necessidades das gerações futuras deve ser garantida, isto é, deve haver respeito as futuras gerações.
O maiores desafios é transformar á sociedade sustentável. Nesse processo encontram-se os verdadeiros obstáculos e aparecem as grandes discordâncias
No ecodesenvolvimento seria necessário estabelecer um nivelamento médio entre o Primeiro e Terceiro Mundo, o desenvolvimento sustentável afirma que seria necessário estabelecer um piso de consumo, estimulando o crescimento econômico e a superação da pobreza através do desenvolvimento mesmo nos países ricos. De alguma forma, essa mudança de paradigma a respeito da relação entre pobreza e meio ambiente reflete uma discussão mais profunda, que tem a ver com a diferença entre garantir às futuras gerações um ambiente melhor, ou garantir melhores gerações.
Mais problema de insustentabilidade não está apenas no desenvolvimento, é preciso reconhecer que o nosso modo de vida se tornou insustentável, e este é muito mais difícil de mudar, chegamos ao início do século XXI com um conceito de desenvolvimento sustentável bem mais amadurecido, o conceito passou a fazer parte da vida cotidiana das pessoas estando presente