Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável - é um modelo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
O modelo de desenvolvimento sustentável deve funcionar como um sistema fechado, que tem como base as seguintes premissas: dependência do fornecimento contínuo de energia solar; uso racional de energia e de matéria, privilegiando a conservação em oposição ao desperdício; controlo da poluição, diminuindo a produção de resíduos que são absorvidos pelo ambiente; promoção da reciclagem e da reutilização dos materiais; controlo do crescimento populacional, com perspectivas de estabilização da população; ordenamento do território.
Atualmente, um dos problemas que enfrentam as sociedades dos países mais desenvolvidos é o grande aumento da produção dos resíduos sólidos urbanos.
Gestão dos resíduos sólidos urbanos
Presentemente, as palavras de ordem são reduzir, reutilizar, reciclar, renovar e recuperar (política dos cinco R).
Reciclagem – é uma forma de valorização dos resíduos na qual se recuperam ou regeneram diferentes matérias para a produção de novos produtos.
Este processo de valorização dos resíduos merece um realce especial, não só pela economia de recursos naturais que envolve, como também pela redução de poluentes responsáveis por muitos dos impactes negativos que se verificam no ambiente.
Curiosidades:
-Portugal continua a ser dos países que se encontram na cauda da EU relativamente à reciclagem dos resíduos produzidos.
-Neste dia cada cidadão é estimulado a deixar o seu transporte particular em casa e a usar os transportes públicos, porque assim menos gases são emitidos para a atmosfera.