Desenvolvimento Sustentável
AULAS: Rafaelle Luane Farias de Lima
Desenvolvimento Sustentável ou sociedade sustentável A preservação das diversidades genéticas e biológicas entendidas como o número de espécies vegetais e animais que hoje compõem a vida. Essa diversidade está sendo ameaçada principalmente pela ação humana, na forma de poluição e degradação ambiental, de devastação florestal, de homogeneização da base genética. A diminuição do número de espécies, principalmente cereais e plantas domésticas, pela seleção artificial de espécies de maior rendimento, tem aumentado o risco de ataques de pragas e exigido o seu combate por biocidas, com os perigos amplamente conhecidos. Esta ética se baseia na concepção de que a natureza deve ser subjugada a qualquer preço, a serviço do homem. Esse jugo ou dominação se expande também sobre as relações sociais. Esta nova ética se baseia, de um lado, na noção de convivialidade e no respeito pela natureza como sendo composta de seres vivos.
Paradigma Social Dominante
Domínio sobre a natureza Meio ambiente como Recurso, objetivos materiais/crescimento econômico, recursos naturais ilimitados, soluções baseadas exclusivamente na tecnologia avançada Consumismo, centralização/grande escala, autoritarismo/estruturas repressivas.
Paradigma da Ecologia Profunda
Harmonia com a natureza. Natureza constituída por seres vivos com direitos à existência independente de seu valor de uso, Objetivos não materiais/ sustentabilidade ecológica, Recursos finitos, Soluções adaptadas a cada situação e ecossistema. Necessidade básica/reciclagem, Descentralização/pequena escala, Estruturas democráticas/participação social. Um dos fatores preocupantes é o aparente consenso que existe a respeito do termo, ainda que o conteúdo seja diferente segundo o grupo social que o utiliza. Para certos setores do movimento ambientalista significa uma proteção do "verde" independente da realidade social