Desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas
Tutora: Cecilia Bueno
Turma: 1VIRCIE-G
Tema: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas
Nome: Lucila Santos Fontes
Matrícula: 20112102185
SUMÁRIO
3 Introdução ás mudanças climáticas 3.1 Convenções e seus objetivos
4 Consequências das mudanças climáticas
5 O que é desenvolvimento sustentável? 5.1 O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?
6 Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?
7 Referências
8 Conclusões Finais
Introdução ás mudanças climáticas
A variação do clima é um fenômeno natural, apresentando períodos de mudanças intensas em algumas fases da história do planeta. Mas a rapidez da alteração climática que vem ocorrendo nas últimas décadas é considerada pelos cientistas um fenômeno atípico. Inúmeros estudos confirmam que a elevação da temperatura média da Terra e o aumento do nível dos mares pelo derretimento das áreas geladas são evidências da intensificação do efeito estufa.
O efeito estufa é o fenômeno natural do planeta em que determinados gases na atmosfera impedem que parte do calor absorvido do sol seja dissipado de volta ao universo. Mas a partir da Revolução Industrial alguns gases do efeito estufa (GEEs), com destaque para o dióxido de carbono, passaram a ser emitidos em quantidades cada vez maiores pelas atividades humanas, principalmente as que utilizam combustíveis fósseis e as que promovem destruição das florestas. O efeito estufa se tornou gradativamente mais intenso, levando ao aquecimento global que tem gerado mudança das características do clima, como ocorrência das chuvas, duração das estações secas, dinâmica de massas e correntes de ar e ocorrência de fenômenos abruptos como ciclones, tempestades e furacões.
Convenções e seus objetivos
Convenção estabelece compromissos para todos os países, de tal modo que todos possam incorporar mudanças climáticas em programas e políticas setoriais, como energia,