Desenvolvimento sustentável da biomassa
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS – CTG
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – DEP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: ECOLOGIA
PROCESSO DE CONVERSÃO DE BIOMASSA EM ENERGIA
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista energético , biomassa é toda matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia. A biomassa é uma forma indireta de energia solar. A energia solar é convertida em energia química pela fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos. A busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia é um elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual sociedade, onde os modos de consumo se intensificam a cada dia. Diante dessa dependência de recursos energéticos, surge a necessidade de diversificar a utilização das fontes energéticas. No Brasil a geração de energia elétrica provém, essencialmente, de duas fontes energéticas: o potencial hidráulico e o petróleo, com grande predominância da primeira. Apesar da importância dessas fontes elas tendem a sofrer um processo de esgotamento no futuro pelo consumo desenfreado, por isso a necessidade de se pensar na conservação dos recursos.
FLUXOGRAMA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIOMASSA
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser