desenvolvimento sustentavel
O desenvolvimento sustentável é um desejo distante para qualquer país. O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros problemas ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja maltratado.
Vários países estão unidos em busca de uma forma para chegar ao desenvolvimento sustentável com o mínimo de desmatamento, por isso realizam várias conferencias em busca de um ideal.
Dentre as principais conferências estão:
Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio de Janeiro 1992.
Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +10) – Johannesburgo, África do Sul 2002.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) – Rio de Janeiro 2012.
Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente – Estocolmo 1972.
Uma das principais vitorias alcançadas por essas conferencias, foi a de que o desenvolvimento sustentável passou a ser um desejo de todos os países do mundo
Com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.
A conferência das Nações Unidas que aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, foi à primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente.
Naquela época acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável e a relação homem com a natureza era desigual.
Diante de um incontrolável desenvolvimento industrial e de um índice de poluição extremamente alto, a busca pelo