Desenvolvimento sustentavel
O ser humano encara e sempre encarou a natureza como algo a ser vencido e dominado. Historicamente falando, nunca foi pensado em um esgotemento dos bens naturais, existindo, assim, um pensamento individualista. Segundo Francis Bacon as perdas podem ser reperadas de duas formas ou com a religião e a fé, ou com as artes e as ciências. Ele afirma que o homem tem um desejo seja ele consciente ou inconsciente de “ampliar o seu poder sobre a natureza”.
A natureza não deve ser entendida apenas como o meio ambiente, embora seja a forma mais perceptível do que chega a ser natureza, mas também as reações químicas e biológicas e a compreensão dos fenômenos naturais.
2.1- Ciência, técnica e relação homem-natureza
A indústria surge quando a ciência passa a ser aplicada aos processos produtivos. Segudo Duarte, esse seria o “ideal moderno de domínio da natureza pelo homem”. Apesar disso transformar as relações de produção, não modifica as relações homem-natureza e homem-homem e sim as intensifica sob uma nova visão capitalista.
Logo vieram uma série de problemas sendo resumidos em três pontos. O primeiro ponto é em relação a ciência, cuja foi dividida em várias disciplinas e os seres humanos foram se especializando em áreas epocas pessoas podiam compreendê-la e nem todos tinham o acesso ao saber.
O segundo ponto diz respeito a enorme diferença entre ricos e pobres entre nações distintas e dentro das mesmas fazendo com que os benefícios possíveis não cheguem a todos e com que haja uma grande exploração de trabalho.
O terceiro ponto, e talvez o mais importante, diz respeito a degradação ambiental cuja extigue várias expécies de animais e põe em risco tantoas outras espeécies e, consequentemente a vida humana.
Porém, não se pode negar que com esse avanço existem grandes vantagens, ma só problema é que além de não estar acessível a todos agridem a natureza de uma forma horrenda.
Foi com base na dominação e apropiação dos recuros naturais que