Desenvolvimento Regional
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Desenvolvimento Regional Gabriel Fonseca.
Rio de Janeiro
2010
OBJETIVO:
O trabalho tem como objetivo principal mostrar a relevância que esse tema possui para se alcançar um crescimento econômico, dessa forma alcançando uma posição de destaque do país perante o sistema internacional.
Através de uma análise aprofundada, mostraremos como a questão do desenvolvimento regional pode ser uma ótima alternativa para se chegar a tais objetivos, e mostrar como o mesmo além de estar envolvido com essas questões econômicas e políticas, tem também um caráter social, podendo beneficiar uma grande massa que não se inclui no setor produtivo da sociedade.
Teremos como base as 89 propostas que Ladislau Dowbor apresentou ao governo para a implementação da estratégia do desenvolvimento regional. Analisaremos o quão válidas seriam essas propostas. Qual seria a viabilidade das mesmas serem aplicadas ao nosso país, os impactos que as mesmas proporcionariam além de analisar os pontos relevantes para que a estratégia tenha sucesso.
SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O Desenvolvimento regional consiste em uma estratégia que busca o crescimento econômico nacional, através de um desenvolvimento da economia “de baixo pra cima”. Essas práticas visam destravar os pequenos produtores, o setor informal, visto como um “circuito inferior da economia”.
É uma proposta que visa mobilizar a economia através de sua base, ou seja, o foco não estará voltado às elites, como em muitos momentos da história, e de diversos governos, onde a prioridade estava em desenvolver as camadas mais privilegiadas, enquanto os setores de menores rendas não saiam do lugar, por falta de incentivos e apoio.
INTRODUÇÃO:
Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, sabe-se que o crescimento econômico gera condições de extrema desigualdade, que se manifestam em