Desenvolvimento pessoal e profissional
Site sugerido para pesquisa:
•
LUAIZA, B. A. Pedagogia e Didática: duas ciências autônomas, 2008, p.1-5. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2014, e compartilhado em:
. Acesso em: 05 maio 2014.
Passo 3 (Equipe)
Analisar e comentar a seguinte afirmação, utilizando o gênero dissertativo-argumentativo:
“O processo pedagógico e o trabalho devem basear-se nos estudos realizados pelas ciências do comportamento, aplicando na prática as contribuições da Biologia, da Sociologia e, principalmente, da Psicologia” (PLT, HAYDT, 2006, p. 31).
Nota:
De acordo com Faraco (2006), o texto dissertativo-argumentativo é uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele, a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas particulares de organização. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se esse tipo de texto em três partes:
•
Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.
•
Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).
•
Conclusão: dá-se um desfecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados. Passo 4 (Equipe)
Preparar o primeiro encontro com os professores, apresentando o quadro, elaborado no
Passo 2, e o texto, do Passo 3, propondo como atividade prática uma reflexão compartilhada sobre a chegada do construtivismo como uma proposta que valoriza o agir
Ano /época
Marco histórico
Didática
(Definição)