Desenvolvimento motor
Gallahue e Ozmon apresentam este processo pelo modelo da ampulheta
A ampulheta está segmentada por várias fases, Sendo a primeira: a fase motora reflectiva. Esta fase é composta, maioritariamente, por movimentos involuntários.
Com o desaparecimento gradual dos reflexos, estes são substituídos pelos movimentos voluntários. A maturação destes movimentos é caracterizada pela fase motora rudimentar.
As habilidades motoras da Fase Fundamental são consequências das fases anteriores, ou seja a eficácia dos resultados do comportamento motor depende do estímulo recebido durante os primeiros anos.
A Fase Fundamental também se caracteriza pelo período no qual as crianças estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras dos seus corpos. As crianças estão a aprender, nessa fase, a responder os estímulos com competência e controlo motor. Atividades a serem trabalhadas nessa faixa etária: Atividades de manipulação (arremessar e apanhar), estabilizadoras (andar com firmeza e o equilíbrio em um pé só) e locomotoras (correr e pular). Esta fase divide-se em 3 estágios: Inicial, elementar e maduro, sendo que o nosso trabalho incide mais sobre o estágio elementar\maduro (5-7 anos).
Estágio Elementar: envolve maior controle e melhor coordenação dos movimentos fundamentais. Evidencia-se por volta dos quatro a cinco anos de idade, dependendo do processo de maturação.
Estágio Maduro: é caracterizado como mecanicamente eficiente coordenado e de execução controlada. Tipicamente as crianças têm potencial de desenvolvimento para estar no estágio maduro perto de seis a sete anos.
LOCOMOÇÃO: Movimentos corporais totais, no qual o corpo é impulsionado numa posição vertical, de um ponto ao outro, numa direcção horizontal ou vertical, aproximada são chamados de habilidades