Desenvolvimento humano
Segundo costumes chineses, se você nasce na China seu aniversário deveria ser comemorado na data de sua concepção, isso porque eles reconhecem a importância da gestação (o período entre a concepção e o nascimento).
O que transforma um óvulo em um ser? Pesquisas dizem que podem ser genes identificáveis responsáveis ela formação os vertebrados (incluindo o ser humano) eles produzem moléculas que logo após a fecundação esculpem partes do corpo. Também está em estudo se o ambiente dentro do útero afeta o desenvolvimento.
Aqui vamos entender o desenvolvimento pré-natal, fatores ambientais que podem afetar o desenvolvimento do futuro bebê, técnicas para determinar se o desenvolvimento está acontecendo normalmente e a importância do acompanhamento pré-natal.
O desenvolvimento ocorre em três fases, durante essas fases o zigoto passa por transformações antes e depois do nascimento o desenvolvimento acompanha dois princípios fundamentais, o crescimento motor de cima pra baixo e o desenvolvimento de dentro pra fora.
O principio cafalocaudal (da cabeça para a cauda) determina que o desenvolvimento aconteça de cima pra baixo, a cabeça o encéfalo e os olhos do embrião primeiro e são grandes até que as outras partes do corpo os alcancem. Com dois meses a cabeça de um embrião mede a metade do cumprimento do corpo, na hora do nascimento representa apenas um quarto do tamanho, mas ainda é grande. O principio próximo-distal (do próximo ao distante) determina que o desenvolvimento do corpo aconteça de dentro pra fora, a cabeça e o tronco desenvolvem antes dos outros membros, assim como os braços desenvolvem antes das mãos, as mão antes dos dedos, e assim sucessivamente.
1º mês: O crescimento é mais rápido que qualquer outra fase da vida, o embrião atinge um tamanho 10.000 vezes maior que o zigoto, o sangue circula através de veias e artérias muito pequenas, possui um coração minúsculo que bate em média 65 vezes por minuto, o cordão umbilical já está