Teoria cientifica de taylor
A teoria cientifica nasceu através de um Engenheiro. Um Americano chamado Frederick Taylor, que desenvolveu a Escola da Administração cientifica, cuja preocupação básica era o aumento da produtividade e da eficiência a nível operacional da racionalização do trabalho operário.
A escola da administração cientifica foi iniciada no inicio do século passado por Taylor, e sua ênfase era as tarefas. Ele teve vários seguidores ( Gantt, Gilbreth Emerson e outros) e revolucionou o pensamento administrativo – e por não produtivo – da época (inicio do século). Taylor além de fazer a analise completa de tempos e movimentos, estabeleceu padrões precisos de execução, especializou o operário e o treinou para que desempenhasse de forma metódica seu trabalho. Os principais elementos da administração cientifica pra Taylor era:
01- a utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo;
02- fichas de instruções de serviços;
03- a ideia de tarefa, associada a prêmios de produção pela sua execução eficiente;
04- sistemas para classificação dos produtos e do material utilizado na manufatura;
05- sistema de delineamento da rotina de trabalho;
Taylor procurou ajustar as necessidades de patrão e empregados, assegurados o máximo de prosperidade ao patrão e ao mesmo tempo ao empregado. Para Taylor e seus seguidores o instrumento para realização do trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos, onde movimentos inúteis eram eliminados e substituídos por outros eficazes. Os funcionários eram treinados na função específica de sua atividade, o que melhorava sua eficiência, ao passo que deveria ser adotado uma base uniforme para salários equitativos e prêmios por aumento de produção e um calculo de custo unitário por peça.
A administração cientifica e sua teoria contribuiu para a divisão do trabalho, a especialização do trabalho, a definição e