Desenvolvimento humano
Pitu como criança ainda não entende muita coisa, seu processo cognitivo ainda não está maduro o suficiente, por isso não entende as reações de seu irmão mais velho. Ele não consegue entender por que o irmão se afastou tanto ou por que tem determinadas atitudes.
Já Marquinhos está em transição da infância para a vida adulta. Está passando por mudanças físicas e por transições psicológicas. Nessa fase a importância dos amigos aumenta, por isso, a preferência pelos amigos e pela namorada ao invés do irmão. Nessa fase surgem também às imitações, se vestir da mesma forma, agir da mesma forma que um grupo para não se sentirem excluídos faz com que os adolescentes tenham comportamentos como fumar escondido.
Segundo TIBA apud HOFFMANN (2005), uma nova identidade está nascendo a partir da maturação biológica. Para alcançar essa identidade o adolescente passa da confusão para onipotência pubertária, que é caracterizada pela arrogância e revolta. Isso explica o comportamento de Marquinhos em relação a seu irmão Pitu (“superioridade que doía”).
Os conselhos dados por seu Zeca a Pitu ficaram meio confusos, mas ele percebeu que quando crescesse mais as coisas voltariam ao normal. Ou seja, os dois estariam na mesma fase da vida e assim se entenderiam. O que deixaria de acontecer novamente, assim que Marquinhos passasse a ser adulto e os dois ficassem em fases diferentes outra vez. O ser humano está sempre em transição e os comportamentos