desenvolvimento humano
O Desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos trata de aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.
Para um bom desenvolvimento nesta fase, a criança precisa de um ambiente acolhedor, harmonioso e rico em experiências desde o período pré-natal por meio de cuidados com a mãe e seu ambiente e continuar de foma intensiva após o nascimento até os 6 anos ou mais.
São essencias para o bom desenvolvimetno nesta fase o envolvimento e participação da familia da rede social de apoio e das políticas publicas que organizam serviços para apoiar as necessidades de familias e crianças e para respeitar os seus direitos.
Nos primeiros anos de vida,o desenvolvimento infantil se caracteriza por uma aquisição progressiva de funções muito importantes, como o controle da postura, a autonomia de deslocamento, a comunicação, a linguagem verbal e a interação social. Tal evolução está ligada ao processo de amadurecimento do sistema nervoso, já iniciado desde o útero , e à organização emocional e mental. Requer uma estrutura genética adequada e a satisfação dos requerimentos básicos para o ser humano no nível biológico e no nível socioafetivo.
O desenvolvimento infantil é fruto da interação entre fatores genéticos e fatores ambientais: A base genética, que é específica de cada pessoa, estabelece algumas capacidades próprias de desenvolvimento e, até o momento, não é possível modificá-la.
Os fatores ambientais, que modulam ou mesmo determinam a possibilidade de expressão ou não de algumas das características genéticas. Esses fatores são de ordem biológica e de ordem psicológica e social.
São fatores ambientais de ordem biológica a manutenção da homeostase, o estado de saúde, a ausência de fatores de agressão ao sistema nervoso, fatores que são considerados condições necessárias para um adequado amadurecimento.
São fatores ambientais de ordem psicológica e social a interação da criança com o seu entorno, os vínculos afetivos que