Desenvolvimento humano
λ Segundo estar presente em todos os contextos do dia-a-dia,
λ Terceiro considerar a pessoa e o meio Como entidades unas,
λ Quarto considerar o indivíduo Como atuante sobre o meio e o meio como influenciando o indivíduo.
λ Por último, deve ser sempre levada a cabo com a colaboração de outras ciências.
Psicologia Ambiental? A Psicologia Ambiental estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações - e não somente as relações – entre a pessoa e o meio ambiente físico e social.
Então, a especificidade da Psicologia Ambiental é a de analisar como o indivíduo avalia e percebe o ambiente e, ao mesmo tempo, como ele está sendo influenciado por esse mesmo ambiente. É fato bastante conhecido que determinadas especificidades ambientais tornam possíveis algumas condutas, enquanto inviabilizam outras.
Psicologia Ambiental? Tendo como foco de estudo a problemática de sustentabilidade e problemas de planejamento de espaço. Com a necessidade de um ramo da Psicologia que se preocupasse com a relação do homem com o meio ambiente e seus impactos, a Psicologia Ambiental se difere das demais. No início o foco eram as questões ambientais, hoje o campo foi ampliado para diferentes áreas. Sabe-se que atualmente a Psicologia Ambiental lida com o comportamento no trânsito, com desastres naturais, com ambiente construído, com questões de sustentabilidade, com a educação ambiental e com questões de consumismo, dentre outros.
Portanto, a Consultoria Ambiental tem por objetivos:
• Estudar a relação pessoa - ambiente no contexto natural e construído; • Abordar a relação de maneira holística; • Incorporar diversas perspectivas teóricas em seu estudo; • Enfatizar a dimensão social da relação humano-ambiental; • Estabelecer vínculos com outras disciplinas interessadas;