Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Físico na Segunda Infância
- O desenvolvimento físico continua dos 3 aos 6 anos, mas em ritmo mais lento do que na primeira infância. Os meninos são, em média, ligeiramente mais altos, pesados e musculosos do que as meninas. Os sistemas corporais internos estão amadurecendo, e todos os dentes de leite estão presentes.
- As crianças nessa idade costumam comer menos em proporção a seu peso, mas a prevalência de obesidade tem aumentado.
- Os padrões de sono mudam durante toda a segunda infância, como ocorre durante toda a nossa vida, e são afetados pelas expectativas culturais.
- É normal que as crianças em idade pré-escolar desenvolvam rituais que adiem a hora de ir dormir e dependam de objetos transicionais. Embates prolongados na hora de dormir ou terrores ou pesadelos noturnos persistentes podem indicar perturbações emocionais que necessitam de atenção.
- A enurese é comum e geralmente superada sem auxilio especial.
- As crianças progridem rapidamente nas habilidades motoras gerais, nas habilidades motoras refinadas e na coordenação, desenvolvendo sistemas de ação mais complexos.
Desenvolvimento Cognitivo na Segunda Infância
- As crianças em estágio pré-operacional de desenvolvimento cognitivo, aproximadamente dos 2 aos 7 anos, demonstram vários avanços importantes, bem como alguns aspectos imaturos do pensamento.
- A função simbólica permite que as crianças reflitam sobre pessoas, objetos e eventos que não são fisicamente presentes.
- São capazes de compreender o conceito de identidade. Podem fazer julgamentos mais precisos sobre as relações espaciais. Estão tornando-se proficientes na classificação e dominam os princípios de contagem e quantidade.
- Embora as crianças pré-operacionais demonstrem egocentrismo, parecem menos egocêntricas do que antes, pois têm capacidade de empatia.
- Durante a segunda infância, o vocabulário aumenta muito. A fala privada é normal e comum nesta idade e geralmente