Desenvolvimento Humano
i – o que é desenvolvimento
► Processo através do qual o constrói ativamente, nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características.
► do Desenvolvimento: pretende estudar como nascem e se desenvolvem as funções psicológicas que distinguem o homem de outras espécies.
Estuda a evolução: da capacidade perceptual e motora, das funções intelectuais, da sociabilidade, e da afetividade do ser humano.
► O desenvolvimento humano pode ser percebido em várias dimensões: físico-motora movimentos cognitiva inteligência, raciocínio, linguagem, memória ... social e ética inter-relações, adaptação às normas e regras ... emocional integração de sentimentos sexual amor, trocas afetivas
Se inter-relacionam: quando há mudanças numa dimensão, outras serão também afetadas.
► Vários fatores influenciam o desenvolvimento, tais como: hereditariedade ambiente características biológicas cultura relações interpessoais vivências emocionais
O que caracteriza a diversidade do processo de desenvolvimento dos s.
II – ÁREAS E FASES DO DESENVOLVIMENTO
2.1 – DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
a) Dependência Absoluta: 0 a 2 anos
mãe (quem cuida): 1º objeto de satisfação, de hostilidade e fonte de ajuda.
relação de simbiose
1as frustrações: importantes para que a criança possa ir aprendendo a conviver com os obstáculos que a realidade impõe: aprender a lidar com a "falta"
PS1: Avaliar o grau de dependência e decidir a presença, ou não, da mãe durante atendimento. É provável que a criança precise ser tratada no colo da mãe, ou que ele esteja próxima.
b) Dependência Relativa: 2 a 6 anos
com os cuidados que recebe – o que incluir as experiências de gratificação e de frustração – o bebê vai, aos poucos, constituindo uma existência pessoa e construindo a "continuidade do ser" (Winnicott)
passa a ter