desenvolvimento humano
Nome: Maisa Louzada Rapozo Tinoco.
O que difere as teorias dos pensadores abaixo?
PIAGET
VIGOTSKY
WALLON
O conhecimento é constituído a partir da relação do sujeito com o objeto dependendo de grau de desenvolvimento das suas estruturas cognitivas.
Utiliza a teoria dos estágios. Eles são quatro: sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Traz-nos os seguintes conceitos:
• Esquema é referente ao que já sabemos e vai aumentando na medida em que vamos aprendendo.
• Equilibração é quando o conteúdo não faz parte da pessoa, a partir do momento que o mesmo aprende. Para que essa equilibração aconteça, é necessário assimilar e acomodar.
Para Piaget, existe o pressuposto de que há uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.
A palavra chave para Piaget é desenvolvimento
Dizia que o ser humano faz parte de uma espécie que por mais parecidos que sejam em alguns aspectos existem fatores genéticos individuais.
Que o conhecimento se dá através da relação entre a cultura, o grupo social e o individuo motor.
O indivíduo se encontra em dois estágios ao mesmo tempo, um dentro do outro, são eles: impulsivo emocional, sensório motor, personalismo, categorial e adolescência. Ele traz a mediação simbólica que é feita através dos signos que são construídos culturalmente e que são compartilhados por todos. Para ele, a linguagem também é muito importante para a comunicação, a criança fala a língua do ambiente em que vive, pois nasce em um ambiente falante.
A palavra chave para Vygotssky é aprendizagem.
Além de dá valor ao corpo da criança e a maturação biológica, considerava importante a emoção. Para ele o entendimento da criança e a sua relação com o meio em que vive se da através da observação levando em conta os aspectos culturais, família e social.
Enfatiza a importância do meio