desenvolvimento humano e social
II- Três níveis foram identificados por Freud com relação ao psiquismo humano: o Id, o ego e o superego.
III- Apesar do consciente corresponder a uma pequena parte da estrutura psíquica é nela que residem as forças libidinais e a energia psíquica.
Levando em conta estas afirmações é verdadeiro:
RESPOSTA: Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
André tem 14 anos e mostrava-se irrequieto e desatento. Sua professora de matemática dizia que ele parecia estar com “pouca paciência” para as tarefas propostas. O professor de educação física sugeriu que ele iniciasse a prática de judô, disponível na própria escola. Observou-se que após o início dessa prática seu nível de atenção e a capacidade de concentrar-se em tarefas mais minuciosas melhoraram muito. Neste caso, podemos verificar que um instinto foi utilizado de uma forma socialmente aceita, mostrando-se de forma benéfica para o André. Pensando nos mecanismos de defesa, é verdadeiro afirmar que o judô funcionou para André como:
RESPOSTA: Sublimação
A teoria de Freud trouxe importantes impactos para a compreensão da personalidade. Entre os pressupostos dessa teoria destaca-se a compreensão de diferentes sistemas que mantinham funções específicas e uma relação energética entre si. Estes sistemas são:
RESPOSTA: Id, ego e superegoO ego desenvolve-se também através do processo de identificação, na medida em que a criança apreende os sentimentos, pensamentos e atitudes dos adultos. Sobre o ego, observe as afirmações abaixo:
I- Ele organiza a personalidade e permite o desenvolvimento de habilidades psicológicas específicas.
II- O ego é regido pelo princípio da realidade.
III- O princípio de realidade é adquirido através do convívio social e permite que a pessoa aprenda formas socialmente