processadores
Cyrix - foi uma empresa multinacional estadunidense fundada em 1988 por Jerry Rogers e Tom Brightman1 , localizada em Richardson no Texas que fabricava Microprocessadores.
Era uma fabricante de processadores na época dos clássicos Pentium (Intel) e K5 (AMD), chegou a fazer um processador chamado Cyrix DX4 para disputar na época com o 486 DX2 da Intel, lançou também o Cyrix 5x86 para disputar com o K5 da AMD. Logo depois lançou o Cyrix 6x86;6x86MX (com a tecnologia MMX)e o M2. Depois disso a Cyrix foi comprada pela VIA Tecnologies, uma tradicional fabricante de chipsets, desde então a Cyrix passou a ser uma marca e não um fabricante. O Cyrix 3 é o 1º processador feito pela VIA com a marca Cyrix, e foi o único processador que não era da Intel a usar o soquete 370. A empresa fabrica desde 2005 o VIA C7, processador para notebooks com inúmeras tecnologias novas, entretanto não foi sucesso de vendas.
Exynos - Samsung aproveitou a feira de Barcelona para anunciar os seus novos processadores de vários núcleos para a sua gama Exynos. O Exynos 5422 e o Exynos 5260! Nenhum destes dois são construídos com a arquitectura de 64bits, mas trata-se de um Octa-Core e outro de seis núcleos que serão o coração de vários dispositivos Samsung.
Exynos 5422
Neste momento é o processador mais potente da marca coreana. É um SoC de oito núcleos fabricado em 28nm. É a evolução do Exynos 5420 com frequências mais altas, que é o mesmo que dizer, 4 núcleos Cortex A15 a 2.1MHz e 4 núcleos Cortex A7 a 1.5MHz.
Exynos 5260
Este é o processador que vem incorporado no Galaxy Note 3 Neo. Tal como já foi referido, é equipado com seis núcleos, 2 ARM Cortex A15 a 1.7MHz e 4 A7 a 1.3MHz.
Estes dois processadores de certeza que vão equipar bastantes dispositivos Android, mesmo até alguns Chromebook’s. No entanto continuamos à espera que saia nova informação em relação ao Exynos Infinity, o processador Octa-Core de 64bits que a Samsung já anunciou que está a