Desenvolvimento humano (observação em sala de aula)
Análise da Observação
Docente: Fátima Regina Fabril
Acadêmicos: Dayene Ap. de Sousa e Samara Bosso Ribeiro.
4ºPeríodo – Psicologia
Novembro/2013
Jandaia do Sul
Análise da Observação
Bianca é uma menina que tem 7 anos de idade e estuda na 3ª série do ensino fundamental em uma escola particular situada em uma cidade no interior do Paraná com aproximadamente 8.000 habitantes.
Sua classe possui 8 estudantes , ela e mais duas meninas, e cinco meninos . Bianca é a única da turma a ainda ter 7 anos de idade, todos os outros colegas de classe já possuem 8 anos.
Durante a observação notou-se que Bianca demonstra ser uma criança tímida e tranqüila no contexto da sala de aula, a agitação motora apenas aumenta no intervalo da aula e durante a aula de educação física que é tida às quintas- feiras.
No contexto da sala de aula:
Na sala de aula Bianca não apresenta muita dispersão das atividades que são propostas pela professora, ela se demonstra atenta e sempre que solicitada a fazer alguma tarefa ou exercício, ela faz. A respeito da sua relação com os colegas de classe, percebe-se que Bianca tem uma afinidade maior com as colegas do mesmo sexo (feminino), não obstante com os colegas meninos, mas com menor freqüência. De acordo com Maccoby,2002 (120 livro vermelho), na 3ª série, quase todos os relacionamentos das crianças envolvem outras do mesmo sexo.
À respeito das atividades motoras no contexto da sala de aula podem destacar-se as habilidades motoras finas, como: os movimentos de pinça, utilizando se o lápis para escrever, pintar, apontar etc.
No contexto do intervalo:
No intervalo das aulas, Bianca sempre está acompanhada apenas de suas duas colegas de sala, é raro aparecer outra menina, ou menino para participar da brincadeira em grupo. Esse pressuposto está de acordo com o pensamento de Benenson,1994; Gottman,1986 que dizem: “As amigas meninas têm mais probabilidade de brincar em pares ou em