Desenvolvimento histórico pscicologia
Aluno: Gabriel Joner Gomes – Matrícula ( 0147758 )
Atividade Semana 3 - Entrega 22/03/2013
Resenha crítica sobre o “Desenvolvimento Histórico da Psicologia”.
Ao fazermos uma análise do Desenvolvimento Histórico da Psicologia, fica muito difícil definirmos o período ou a tese de maior certeza e importância nesse assunto. Cada filósofo e estudioso do assunto tiveram sua participação de acordo com as ferramentas científicas e de pesquisa as quais tinha acesso na época em que se propunham criar suas teorias sobre a Psicologia.
Talvez esse, seja um dos assuntos, que nos possibilita o maior numero de interpretações, pois trata da relação entre a alma e o corpo do ser humano. Essa variedade de interpretações está diretamente ligada à cultura religiosa na qual o indivíduo está inserido, e é a busca distorcida pela “teoria perfeita” que faz com que a cada dia novos argumentos são criados, muitas vezes sem fundamento científico algum, mas que tentam ironicamente contrariar séculos de estudos sobre esta temática.
Exemplo dessa visão distorcida que tem se criado em torno da Psiqué, é a abordagem feita em algumas igrejas e crenças, que criam um vínculo entre corpo, alma, e a questão material. Uma idéia absurdamente criada de que o indivíduo é “aconselhado” a partilhar parte do seu patrimônio, principalmente do produto financeiro, para que lhe seja concedido um lugar “tranqüilo” onde sua alma irá descansar ao dissociar-se do corpo físico.
É uma lástima, que atualmente nossas escolas, principalmente as públicas estão cada vez mais extinguindo da grade curricular as didáticas ligadas ao lado humano, como a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia, por exemplo. Estamos muito preocupados com as competências técnicas e esquecendo da nossa essência como seres humanos. O sentimento, a sensibilidade e a sensitividade, que nos permitem um maior entendimento racional do nosso cotidiano, das nossas atitudes e do meio em que