desenvolvimento hhumano
A gestação começa com a FECUNDAÇÃO, ou a fusão do núcleo do espermatozóide com o núcleo do óvulo. A célula resultante dessa fusão é o zigoto. Da fecundação até o fim do segundo mês, o bebê que está sendo formado é chamado de embrião. A partir daí, ele é tecnicamente um feto. Também da fecundação até o parto, o conjunto do bebê e suas membranas e órgãos anexos é às vezes também chamado de concepto ou ovo. Em parte essa distinção entre embrião e feto talvez seja arbitrária, mas os médicos dizem que ao fim de oito semanas de gestação (fase embrionária) já estão diferenciados virtualmente todos os órgãos internos, inclusive coração, cérebro e todo o sistema neuromuscular. Também as características externas já estão essencialmente definidas, o bebê já assumiu forma distintamente humana, ao passo que antes não há diferença aparente entre o embrião humano e o de outros primatas, como o chimpanzé. Na fase fetal o crescimento apenas altera proporções e conformações, sem a rigor acrescentar nenhuma estrutura nova. De certo modo, pode-se dizer que apesar do diminutivo tamanho (2,5cm de comprimento), o embrião de dois meses já é um ser humano completo e que, a partir daí, meramente cresce, suas células só aumentam e se multiplicam sem passar por novas diferenciações.
- 5 semanas (1 mês): a visão do bebê melhora, ele consegue ver padrões em branco e preto, passa a se interessar mais pelo ambiente que o rodeia e consegue seguir objetos brevemente com os olhos. É também nessa época que bebê começa a chorar com lágrimas e sorrir pela primeira vez ou com mais frequência do que antes.
- 8 semanas (quase 2 meses): diferenças nos sons, cheiros e sabores ficam mais perceptíveis. Ele percebe que as mãos e os pés pertencem ao corpo e começa a tentar controlar estes membros. O bebê começa também a experimentar com sua voz. É também nessa fase que o bebê começa a mostrar um pouco de sua personalidade: é agora que os pais começam a