Desenvolvimento embrionário da 17° a 25° semana
17ª semanas - Pode medir 13cm e pesar cerca de 140 gramas, um gigante se compararmos com as duas células que as quais deram origem a ele. Agora já se inicia a produção de vernix (espécie de uma pomada natural e branca a qual protege a pele do bebê do liquido aminiótico e ajuda o bebê a sair pelo canal de parto), e o bebê começa a ficar mais gordinho porque agora a formação passa a ser mais lenta e o ganho de peso fica mais intenso pois o desenvolvimento fetal está a todo vapor.
18ª semanas -
Tem o lanugo a fina camada de pêlos bem fininhos que cobrem o corpo do bebê, Pode estar já com 15cm e pesando cerca de 200 gramas! Cresce a olhos vistos e mais e mais a cada dia.
O feto começa a fazer os movimentos respiratórios, mas claro é somente um treino já que a placenta supre todas as necessidades do bebê. A criança pode ouvir e reconhecer a voz da mãe. Embora ainda pequeno e frágil, o bebé está a crescer rapidamente e poderá possivelmente sobreviver se nascer nesta fase. São visíveis os órgãos sexuais. O médico pode dizer se a criança é do sexo masculino ou feminino ao usar um aparelho de ultra-som.
19 semanas
Na décima nona semana o feto está com 220 gramas, a medida feita da cabeça ao bumbum e varia de 13 a 15 centímetros. Uma substância branca e pegajosa, conhecida como verniz caseoso, está sendo produzido ao redor do feto que tem como função proteger a pele do líquido amniótico. Os rins estão em pleno funcionamento e a produção de urina começara essa semana.
20 semanas O feto está com aproximadamente 260 g e com 14 a 20 cm de comprimento. A pele está completamente coberta por uma fina pelagem, chamada lanugo que ajuda na manutenção do vérnix caseosa. Os batimentos cardíacos podem ser escutados e há a formação do couro cabeludo, cabelo e sobrancelha, assim como as unhas do pé. Há o crescimento da gordura parda (objetivo: produção de calor) é um tecido adiposo que produz calor pela oxidação de ácidos