DESENVOLVIMENTO EMBRION RIO
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
O zigoto é portador do material genético fornecido pelo espermatozoide e pelo óvulo. Um vez formado o zigoto irá se dividir muitas vezes por mitose até originar um novo indivíduo. Assim, todas as células que formam o corpo de um indivíduo possuem o mesmo patrimônio genético que existia no zigoto.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
O óvulo é um gameta ou célula sexual feminina que é formado por um núcleo, citoplasma e células foliculares. São formados nos ovários e têm a função de serem fecundados pelos espermatozoides para dar origem a um embrião.
O espermatozoide uma célula sexual masculina que é constituída pela cabeça; segmento intermediário; e cauda. São produzidos nos testículos e têm como função a fecundação do óvulo. DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Ao longo do desenvolvimento, ocorre também um processo de diferenciação e especialização das células originando assim tecidos e órgãos.
Durante a fase inicial desse desenvolvimento as novas células dependem do vitelo, que é constituído pro grânulos de substâncias nutritivas. Após o desenvolvimento inicial a nutrição do embrião pode ocorrer de três maneiras. Aspectos Gerais
• Difusão, embriões de espécies marinhas absorvem nutrientes dissolvidos na água.
• Reserva de vitelo, embriões de aves e répteis desenvolvem-se dentro de um ovo com casca.
• Alimentação parenteral, embriões da maioria dos mamíferos desenvolvem-se dentro do organismo materno, ao qual estão ligados. Um exemplo é o próprio cordão umbilical.
Tipos de ovos
Tipo de ovo
Características
Ocorrência
Oligolécito sem diferenciação polar
(isolécito).
Pouco vitelo uniformemente distribuído. Equinodermos, homem.
Oligolécito com diferenciação polar.
Pouco vitelo com distribuição ligeiramente irregular. Anfioxo.
Heterolécito (mediolécito, telolécito incompleto). Quantidade média de vitelo, concentrado no polo inferior
(polo vegetativo) do ovo.
Anfíbios.
Megalécito (telolécito completo).