DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
No processo natural de crescimento e desenvolvimento do ser humano, muitos fatores são importantes e até indispensáveis, pois, até os sete anos de idade a criança está formando sua personalidade onde nas atividades de brincadeira ele conseguirá ir aos poucos criando um universo diferente da mãe, desenvolvendo assim as questões cognitivas e a capacidade mental, algo que lhe será próprio de suas conquistas, ainda que apresentado por outras pessoas. A criança em seus movimentos de repetição, ou imitação, vão, tentando imitar o que fazem os adultos, o sorrir, o bater palmas, em fim, após haver passado pelos movimentos e reflexos rudimentares como afirmam alguns estudiosos. E os pais bem como, educadores na infância são importantíssimos nessa fase de crescimento e descoberta. É imprescindível que tais vivências certamente oportunizam um crescer e desenvolver saudável.
2 DESENVOLVIMENTO
Não se pode deixar de pontuar a importância da ludicidade, das brincadeiras e pequenos jogos, onde há uma relação de interdependência entre o homem e o objeto. Nesta ação as crianças vão aos poucos introduzindo e se educando ao mundo real, concreto. Assim, a transição de mundo encantado e subjetivo, para o mundo real objetivo de construções sociais. Isso pode ser sem traumas, sem danos, valorizado a cada etapa da infância com uma educação produtiva e coerente.
O sujeito pode capacitar-se para resolver seus problemas concretos, isto utilizando dos aprendizados já adquiridos, ainda, poderá prosseguir em seu aprendizado potencialmente agregado a suas valências mentais, porém para realizar tal façanha contará com a ajuda de outras pessoas o que é plenamente, justificável, compreensível e certamente indispensável, pois os valores são aprendidos e o aprendizado acontece justamente nas relações interpessoais, e essas contribuirão para convivência pacífica com os conflitos e intrapessoais.
Naturalmente, a criança em sua zona de desenvolvimento proximal em terna