Criptografia de Cesar
Titulo : PIM – Criptografia de César
Trabalho de conclusão do semestre do Curso Análise e Desenvolvimento de sistemas apresentado a UNIP-Universidade Paulista, na área de concentração de Tecnologia, como requisito parcial à obtenção de nota para fechamento do semestre.
Orientador do PIM : Prof.Airton
Banca Examinadora
______________________________________
Prof.Airton
Sumário
Introdução 4 Criptografia 5 Chaves 7 Cifrar e Decifrar 8 Alguns exemplos 9 Objetivos da Criptografia 10 O que a criptografia não protege ? 13
Cifra de César 14 Substituição Simples 16 História e uso 18 Características 21 Bibliografia 22 Conclusão 23
Introdução
Neste trabalho, iremos apresentar o que é a criptografia, do que ela é constituída,suas características,sua história desde a sua origem e falaremos também sobre a criptografia de césar e o seu funcionamento teórico e prático (em forma de algoritmo).
Criptografia
A criptografia de dados é baseada em uma ideia simples e que existe há milhares de anos. Todos quando criança, costumavam brincar com mensagens codificadas, trocando uma letra por outra para transformar uma mensagem significativa em algo sem sentido. E é exatamente isso que os programas de criptografia fazem, embora de forma mais sofisticada. Na verdade, as técnicas modernas de criptografia são muito semelhantes à máquina Enigma dos militares alemães, uma máquina de escrever criptográfica que confundiu matemáticos ingleses, americanos e poloneses por cerca de 20 anos. A Enigma podia criptografar mensagens usando um esquema de tradução de caracteres diferente para cada letra na mensagem, tornando suas mensagens codificadas extremamente difíceis de serem descobertas.
A