Desenvolvimento ecômico no sec.xx

1140 palavras 5 páginas
A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO DURANTE O SÉCULO 20

Introdução:
Para compreender a evolução do desenvolvimento econômico e territorial brasileiro no século XX houve empenho do governo, estado, empresas estatais e privados, contou também com auxílio das forças armadas, historicamente começou no estado novo (1937-1945), mas a nova configuração territorial começa a surgir no final do século XX e no início do século XXI.
Desenvolvimento do texto:
O Brasil por ser um país de grande extensão territorial, gerava muitos problemas, a expansão e povoamento localizavam-se em alguns pontos, o desenvolvimento era prejudicado por falta de transportes, rodovias, ferrovias e a tecnologia de comunicação, a região desenvolvida concentrava-se no litoral brasileiro. As regiões afastadas das cidades grandes e de portos, não havia meios para circular suas produções até o local de venda. Neste contexto histórico do país, a solução encontrada foi a de, integração militar para manter a unidade territorial nacional, a forças armadas possuíam aviões ,e poderia pousar no campo aberto ou nas fazendas. Os aviões além de atender as necessidades das cidades, auxiliou o projeto marcha para o Oeste de Getulio Vargas, partindo de Uberlândia(MG) em direção ao Centro-Oeste e Norte (Amazonas), dando suportes as novas instalações adquiridas. Após 1931 o exército brasileiro criou o correio Aéreo Militar, abrindo novas rotas aéreas, facilitando a comunicação entre as regiões e capitais.
O desenvolvimento territorial do Sudeste, Minas Gerais contou com o ouro, São Paulo com a produção de café e Rio de Janeiro por ser a Capital do Brasil, finda a mineração estes barões passaram também a investir no café, de Rio de Janeiro penetrando no estado de São Paulo. O estado de São Paulo sendo maior produtor de café, os barões de café começaram a investir parte da economia em outras atividades na cidade de São Paulo, casas bancárias,

Relacionados