Desenvolvimento Econômico
Subtende-se por Desenvolvimento econômico, o crescimento da economia, acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica de um determinado país.
Para se obter um nível razoável de crescimento e desenvolvimento o país necessita de incentivos para inovações, empreendedorismo e investimentos, assim como fornecer condições para um sistema eficiente de produção, circulação e distribuição de bens e serviços à população.
O desenvolvimento econômico está fortemente ligado ao nível de status do país, já que hoje empregam os termos emergentes e desenvolvidos para diferenciar os países que estão em ascensão dos que já alcançaram o título de país de 1º mundo, onde a sua população pode usufruir de serviços básicos para ter uma boa qualidade de vida.
Cada país depende de suas características próprias para se desenvolver, tais como: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cultura, população e riquezas naturais. A Organização das Nações Unidas (ONU) usa os seguintes indicadores para classificar os países, segundo o grau de desenvolvimento: índice de mortalidade infantil esperança de vida média, nível de industrialização, grau de dependência externa, potencial científico e tecnológico, grau de alfabetização, instrução e condições sanitárias.
De maneira geral, as mudanças que caracterizam o desenvolvimento econômico de uma cidade, região ou país, consistem no aumento da atividade industrial em comparação com a atividade agrícola, migração de mão-de-obra do campo para a cidade, redução das importações de produtos industrializados e das exportações de produtos primários e menor dependência de auxílio externo.
Para caracterizarmos um processo de desenvolvimento é fundamental observarmos ao longo do tempo a existência de: 1º crescimento do bem-estar econômico medita por indicadores, como, por exemplo: Produto Nacional Total e Produto, per capita; 2º