Desenvolvimento Econômico
Centro de Educação a Distância
Desenvolvimento Econômico
Professora EAD: SANDRA DOS SANTOS
Professora a Distância: Profª. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Acadêmicos:
CAMILA ALVES DE FREITAS– RA: 293457
DANIELLE DA SILVA ALVES LINO– RA: 293585
LARIANNY FERREIRA ROCHA– RA: 293584
REJANE DE CARVALHO ÁVILA– RA: 288805
5º Semestre – Serviço Social
Corguinho – MS
2013
DESENVOLVIMENTO HUMANO, ECONÔMICO E IDH
1. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E HUMANO
Para Bresser-Pereira (2008) o desenvolvimento econômico é um processo de sistemática acumulação de capital e de incorporação do processo técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em conseqüência, dos salários e dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade.
Somente em sociedades capitalistas podemos falar em acúmulos de capitais, logo, o desenvolvimento econômico e como conseqüência o acúmulo de bens e riquezas não podem ser vistos em países de regime socialista.
Uma vez iniciado a política de desenvolvimento econômico a tendência que o sistema seja auto-sustentado e isto não significam que o desenvolvimento seja alcançado por todas as camadas da sociedade. (BRESSER-PEREIRA, 2008).
Com a revolução capitalista, o objetivo político das nações tornou-se o acúmulo de riquezas, aumento de produção de bens, entre outros. Para Bresser-Pereira (2008, p.2) “o governo de um Estado só estará realmente sendo bem sucedido se estiver alcançando taxas razoáveis de crescimento”. Porém, o estado bem sucedido nem sempre é um estado desenvolvido. Hoje em sociedades modernas o desenvolvimento econômico de uma nação não está necessariamente ligado ao desenvolvimento econômico de sua população. É o caso de nosso país, do qual estamos entre os dez mais ricos e não estamos entre os cinqüenta mais desenvolvimento.
Examinando historicamente o desenvolvimento e o crescimento