Desenvolvimento econômico local
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Políticas Brasileiras 4
2.1.1 Opiniões divergentes 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A participação e autonomia dos atores locais no processo de desenvolver a economia é um tema cada vez mais discutido. As diversas experiências pelas quais passou a administração pública, nos colocam diante da possibilidade da eficácia, por meio de ações e decisões conjuntas entre os gestores e a população em geral. Apesar de controverso, o desenvolvimento local se mostra um aliado na melhoria das condições de vida das pessoas, e em virtude da relação de interdependência que se estabelece entre os interesses econômicos e as necessidades sociais e ambientais de uma região ou localidade, é possível perceber que a ação conjunta local, aumenta sua capacidade de alcançar os objetivos estabelecidos por ambos.
DESENVOLVIMENTO
A partir da década de 70 ,em virtude das crises consecutivas, e diante de um cenário administrativo adverso, tem início o processo de revisão dos modelos da gestão econômica, que chamamos de reestruturação capitalista, caracterizada principalmente pela ruptura aos princípios administrativos Fordistas, utilizados no Brasil e no mundo. A estratégia baseada no modelo de Estado keynesiano, no qual havia forte intervenção e atuação do estado nas políticas econômicas e sociais, entrou em crise, uma vez que este não se mostrava capaz de atender as necessidades mais básicas da economia, passando assim parte de suas responsabilidades aos municípios e assumindo maior participação como regulador.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas