Desenvolvimento econômico - adm
Passo 1
Facilidade de abrir empresas e burocracia:
As organizações estrangeiras podem abrir apenas três tipos d empresas na china, a entidade de controle total estrangeiro, joint venture e escritório de reapresentação.
Existem diversos tipos de categorias em relação à natureza do empreendimento, entre eles, a empresas de serviço, empresas industriais, sedes regionais, empresas de investimento/Holding, centros de pesquisas e desenvolvimento, centros de compra e empreendimento comercial de investimento estrangeiro (FICE). Porém em qualquer um dos casos, tudo tem que funcionar de acordo com a legislação da China. Uma das facilidades em destaque em uma estrutura de capital empresária na china é dispensar a participação de um empregado. E um ponto contra essa facilidade são as dificuldades no relacionamento com outras empresas chinesas e órgãos governamentais. Relacionamentos têm uma importância crítica no desenvolvimento de negócios na China.
O tempo médio para abertura de uma empresa é d três a seis meses em Xangai, é o tempo para o processo de registro da empresa, mas pode ser mais rápido em outras cidades.
Em comparação com os EUA, em 2010, os investimentos de firmas estrangeiras nos EUA (com aquisição de bancas americanas) foram de US$195 bilhões. Na China, foi de US$105,7 bilhões.
A corrupção é muito presente na China, sendo o setor da construção um dos mais corruptos. Segundo Douglas Clark, sócio da firma legal Lovell se um especialista no assunto a fraude, o suborno e as apropriações são práticas comuns em níveis diferentes e em vários setores da sociedade, mas não são violentas nem estão espalhados por todas as áreas.
Em comparação com o Brasil, o país tem uma nota pior do que o Brasil no ranking de percepção de corrupção da Transparência Internacional (3,7 para o Brasil ante 3,2 da China).
Curiosidades:
- A China, apontada como a próxima superpotência mundial, já ameaça a supremacia dos Estados Unidos em alguns