desenvolvimento economico
O patrimônio é o objeto da Contabilidade, isto é, um conjunto de bens, direitos e deveres vinculados à entidade econômica- administrativa, para que se tenha conhecimento das variações e os efeitos da ação administrativa, evidenciando seus aspectos específicos e quantitativos. O aspecto específico ou qualitativo como também é conhecido, considera as espécies de bens, direitos e obrigações que compõem a riqueza patrimonial, tais como: máquinas, dinheiro, imóveis, móveis, mercadorias, instalações e contas a serem recebidas ou a serem pagas.
A Contabilidade tem por objetivo, controlar os fenômenos ocorridos no patrimônio de uma organização, que é feita através de registros, classificações, demonstrações expositivas e análise e interpretações de fatos neles ocorridos. Podendo-se assim fornecer informações e orientações necessárias.
Orientações, essas necessárias para as tomadas decisões, sobre sua composição e variações, tendo como resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
Essas informações são indispensáveis, pois permitem maior eficiência na gestão econômica e financeira.
Não sendo somente a administração, que interessam o controle do patrimônio, mas também os interesses de terceiros como – investidores, financiadores, fornecedores, autoridades fiscais e demais pessoas ou organizações que matem relações econômicas ou financeiras com a empresa administrada.
Sem a Contabilidade não seria possível conhecer o passado, nem o presente da vida econômica da organização. Sendo assim impossível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para a orientação administrativa.
A Contabilidade tem como finalidade fornecer informações e orientações de caráter econômico – financeiro e sem elas a organização não dispõem de elementos para a tomada de decisões.
Seus principais usuários são:
• Investidores- que são os analistas que necessitam, de informações para decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos;
•