Desenvolvimento Economico Tema 8
CASTRO, Márcio Sampaio. Desenvolvimento Econômico: O Banco de Desenvolvimento dos BRICS. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.
Neste tema que encerra o ciclo de estudos de desenvolvimento econômico, faremos uma retrospectiva das crises financeiras que assolaram o mundo durante a década de 1990. Em uma análise que buscará estabelecer as relações de causa e efeito, veremos como os países em desenvolvimento receberam as atuações do FMI e do Banco Mundial nesses episódios e como a partir deles nasceriam as condições para que, pouco mais de uma década depois do início desses eventos, surgissem os BRICS.
A constituição do Banco de Desenvolvimento e de seu Acordo de Reservas
(Fundo dos BRICS) é de fundamental importância, sendo sinalizadora de que, no século
XXI, os países emergentes buscam novas alternativas de
desenvolvimento à margem do modelo constituído pelo Sistema de Bretton
Woods. Buscam também, de alguma forma, contrapor-se à impressionante financeirização da economia global, que torna os Estados soberanos reféns do capital especulativo, o que muitas vezes trava as possibilidades de escolhas autônomas por um modelo de desenvolvimento que atenda aos interesses específicos de uma nação.
© 2015 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma .
1
Nome
No mundo contemporâneo, algumas concepções de desenvolvimento, ao mesmo tempo complementares e distintas, ocupam os campos teórico e prático da economia. Por um lado, temos as ideias de globalismo e integração, emolduradas pelas pulsões do mercado financeiro e das grandes corporações transnacionais, que entendem o Estado Nacional como uma instância burocrática e subordinada às suas necessidades. Por outro lado, temos uma concepção de viés estatal que considera que as forças do capital devem estar a serviço dos interesses desse