Desenvolvimento economico local
A reestruturação capitalista revela em suas crises, momentos especiais de profunda mudança, são oportunidades históricas, em que velhas formas de valorização do capital sinalizam esgotamentos, enquanto novas formas ainda não se apresentam plenamente maduras. Devido a crise do pós guerra os países começaram a se desenvolver, planejar e organizar melhor sua economia. Junto com as mudanças positivas vieram também às turbulências que marcou as tomadas de decisões.
Mas a ofensiva do capital em crise de valorização, tem necessidade como em qualquer outro momento da contradição em processo de um estado adequado a essa nova fase voltada para a consecução da globalização. Esta nova fase do desenvolvimento depende crescentemente da retomada do capitalismo reorganizado.
O desenvolvimento local envolve dimensões políticas, relações complexas de poder, diferenças culturais e frequentemente a tradicional resistência a mudança, a modernização e não há muito espaço nesse universo extremamente diversificado das regiões brasileiras para um modelo único. Existem princípios, sem dúvida, que emergem com força nos textos apresentados, mas sua aplicação dependerá de construções criativas e diversas. O leque de visões que apresentamos não traz respostas prontas, mas análises claras dos desafios, dos avanços e das dificuldades da integração regional do desenvolvimento, matéria-prima para soluções eficientes.
Em uma entrevista informal ,