Desenvolvimento economico local
O papel da cultura no desenvolvimento local: a experiência da Rede Pintadas (Bahia)
Instituição: UFBA, Escola de Administração (NEPOL)
RESUMO: O desenvolvimento local, definido enquanto projeto-processo político consciente e coletivo de transformação social, situado histórica e geograficamente, resulta de um conjunto de fatores culturais, econômicos e políticos caracterizadores da realidade social. Neste projeto-processo, há significativo grau de interdependência entre os diversos segmentos que compõem a sociedade e os agentes presentes em diferentes escalas econômicas e políticas (do local ao global). Portanto, é fundamental pensar o desenvolvimento local também como fruto de relações de conflito, competição, cooperação e reciprocidade entre atores, interesses e projetos de natureza social, política e cultural.
Neste artigo, discutiremos o papel da cultura no desenvolvimento local a partir de pesquisas empíricas recentes, realizadas em Pintadas (Bahia), cujos resultados indicam ser a cultura fator estruturante e determinante de políticas de desenvolvimento local e de formação de uma cidadania ativa e mobilizada.
PALAVRAS-CHAVE:
Desenvolvimento local. Cultura. Cidadania. Transformação social. Pintadas (Bahia).
AUTORES
Carlos R. S. Milani, Professor-adjunto (Departamento de Estudos Organizacionais,
UFBA) e Pesquisador (Núcleo de Estudos sobre o Poder e as Organizações Locais e Centro
Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social). Está, atualmente, conduzindo dois projetos de pesquisa: Capital social, participação política e desenvolvimento local na
Bahia (www.adm.ufba.br/capitalsocial), com financiamento da FAPESB; e Novas expressões da contestação internacional: o processo político do Fórum Social Mundial, em parceria com o Mestrado de Relações Internacionais da UFRGS (cmilani@ufba.br).
Sheila S. Cunha, (sheilacunh@yahoo.com.br) é graduanda (último semestre) do curso de
Administração da UFBa. Participou de