Desenvolvimento economico local
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.
Contagem
2012
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria da Administração I.
Prof. Samara Headley
Contagem
2012
I - Introdução
Ao longo da década de 1970 o PIB (produto interno bruto) soviético sofreu uma drastica redução e a crise economica rapidamente se traduziu em crise politica e no crescimento dos conflitos sociais. Em 1985, na tentativa de impedir o fim do Gorbatchev apresentou um programa de reformas politicas estruturada em duas frentes de ação:
A perestroika, palavra russa que significa reestruturação, cujo objetivo era promover mudanças na economia e na sociedade; e a glasnost que significa transparência. Em resumo, o que se pretendia era modernizar a estrutura socieconomica e promover uma abertura politica sem abandonar o socialismo.
A formação de grandes grupos economicos, que englobam várias nações, é um processo que vem se estruturando há bastante tempo. Na Europa, por exemplo, a idéia começou a ser discutida logo após a segunda Guerra Mundial. Portanto, o fim da Guerra Fria foi um acontencimento paralelo, mas não determinou a globalização econômica.
Desde a decáda de 1970, o capitalismo internacional tem buscado novas formas de organização. A ampliação dos grandes conglomerados, representados pelas empresas multinacionais, fez desaparecer a idéia de capital nacional. Os governos se aliaram ao capital privado na tarefa de criar grandes polos econômicos, que entraram muito fortalecidos no mercado internacional.
Fonte – FERREIRA, Graça. Maria Lemos.