Desenvolvimento economico local
Não há momento melhor para se discutir e propor diretrizes para a implementação da Lei Geral das micros e pequenas empresas do que o Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, considerando que o município representa a base de apoio, de incentivo, de orientação e de acompanhamento das iniciativas geradoras de emprego e renda. Imaginamos que o Fórum assumirá os rumos mais que necessários para a operacionalização deste importante instrumento legal que é a Lei Geral das micros e pequenas empresas.
O que podemos esperar do Fórum de Secretários para 2012?
Considerando que o Fórum de Secretários tem se preocupado em apoiar as MPEs como efetivas participantes da base econômica do País, esperamos que a sua linha de ação permaneça nos limites idealizados, focando suas iniciativas para as regiões menos desenvolvidas.
Como tem sido o intercâmbio de experiências com secretários de desenvolvimento de outros municípios?
Montes Claros, por exercer o papel de “cidade polo” no Norte de Minas Gerais, converge para si muitas das ações norteadoras do comportamento da economia. Quanto à discussão e criação das Leis Municipais de Incentivo a Micro e Pequena Empresa não foi diferente. Muitos aspectos foram discutidos em conjunto com outros municípios como forma de subsidiar decisões locais. Neste particular, a ação do Sebrae foi extremamente positiva, não faltando em nenhum momento das várias etapas que precederam a preparação das leis locais.
Por fim, o senhor gostaria de acrescentar mais alguma questão relacionada à atuação do Fórum de Secretários?
Apenas para agradecer a oportunidade e reiterar o propósito do município de Montes Claros de incentivar os procedimentos empresariais sob o abrigo da Lei Geral da micro e pequena empresa, que reputamos de extrema importância para o segmento a que se