desenvolvimento economico da india
Economicamente e socialmente a Índia é um país bastante desigual. É um país que apresenta quatro classes hierarquia social ligadas ao nascimento, sendo elas: Brâmanes, Xátrias, Vaixás, Sudras. A também um grupo de pessoas excluídas dessa hierarquia que são chamados de Dálites ou intocáveis, por não pertencerem a nenhum tipo de casta são considerados como os impuros. Os Indianos tem uma série de crendices e tradições que a primeira vista chega ser estranha.
A economia da Índia é a de 10% maior economia do mundo. Sendo a 2º mais que cresce no mundo. O setor de serviços principal de crescimento econômico e os produtos agrícolas mais conhecidos: Arroz, trigo, algodão, chá, cana-de-açúcar entre outros. O principal produto de mineração é o minério de ferro, embora sejam explorados também: carvão, diamante, cromita e asfalto natural. No setor de indústria está cada vez mais diversificado. Após as reformas econômicas que ocorreram em 1991 à economia da Índia começaram a crescer. Diminuindo os níveis de pobreza, desnutrição e analfabetismo no país. Com base na concentração da pauta exportações brasileiras segundo as mercadorias e empresas exportadoras mostram informações dos produtos exportados para a Índia, sendo os principais: combustíveis, óleos, ceras minerais. Principais mercadorias da pauta de exportação brasileira para a Índia, em 2002.
A concentração de produtos na pauta de exportação determina a concentração das empresas. Principais firmas que exportaram para a Índia em 2002, em ordem alfabética.
A D M Exportadora e Importadora AS
Acrinor Acrilonitrila do Nordeste AS
Bianchini SA Ind. Com. E Agricultura
Bunge Alimentos AS
Cargill Agrícola SA
Coamo Agroindustrial Cooperativa
Esteve AS
Fiat Automóveis AS
General Motors do Brasil Ltda
Minerações Brasileiras Reunidas SA
Petróleo Brrasileiro SA – Petrobrás
Sama – Mineração