Desenvolvimento Drywall
Drywall ou gesso acartonado é o sistema de construção a seco de paredes, painéis e forros internos de uma edificação (ver exemplos nas figuras 1 e 2 em anexo). Este se assemelha a uma parede de alvenaria convencional, porém o seu interior é completamente diferente de qualquer outro tipo de alvenaria, uma vez que, é totalmente resistente e inovador, combina estruturas de aço com chapas de gesso acartonado de alta resistência e com bom isolamento termo acústico, produzidas seguindo as normas técnicas da coletânea de normas do Drywall, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Depois de sofrer adaptações durante muitos anos, o Drywall acabou resultando da união de dois materiais com características bem diferentes: o papel cartão e o gesso. Estes acabaram por proporcionar melhorias significativas nas construções em que são utilizados, como por exemplo: a resistência a impactos e a sua utilização como divisores de ambientes, podendo também substituir a alvenaria comum, em alguns casos se feita algumas alterações.
2.0 ORIGEM
O sistema de Drywall começou a ser pensado nos Estados Unidos em 1895, por Augustine Sackett que inventou a chapa de gesso acartonado. Nos dias atuais, a chapa é fabricada industrialmente, mas antigamente esta era utilizada como revestimento e proteção interna ao gesso. Atualmente o Drywall é o sistema mais utilizado em todo o mundo para construção de forros e paredes internas. Nos Estados Unidos e Europa da forma que é visto hoje, o Drywall vem sendo utilizado há mais de 100 anos.
O bom desempenho do Drywall, o fez cada vez mais utilizado no mundo inteiro, sendo um produto que atende bem as exigências não só do construtor, mas também do consumidor.
3.0 PROCESSO DE FABRICAÇÃO
O processo de fabricação do Drywall é feita de uma forma bem específica e normatizada.
Como já foi dito, o gesso é misturado à água e a alguns aditivos, formando assim uma pasta que é colocada entre duas folhas do cartão especial, resultando