Desenvolvimento do sistema digestório
O inicio do intestino primitivo, no inicio da quarta semana de desenvolvimento, esta fechado na sua extremidade cranial pela membrana bucofaríngea e na sua extremidade caudal pela membrana cloacal. O intestino primitivo se forma na quarta semana, quando as pregas cefálicas, caudal e lateral incorporam a porção dorsal do saco vitelínico ao corpo do embrião. O endoderma do intestino primitivo origina a maior parte do epitélio e das glândulas do trato digestivo. Os tecidos muscular, conjuntivo e outras camadas do trato digestivo são derivados do mesênquima esplâncnico que circunda o intestino primitivo. O intestino primitivo é divido em 3 partes: intestino anterior, médio e posterior.
Intestino Anterior
Os derivados do intestino anterior são: * O faringe primitivo e seus derivados (cavidade oral,faringe, língua, tonsilas, glândulas salivares e vias aéreas superiores), * As vias aéreas inferiores, * O esôfago e o estômago, * O duodeno, * O fígado, o aparelho biliar (ductos hepáticos, vesícula biliar e ducto biliar) e o pâncreas.
Desenvolvimento do Esôfago
O esôfago se desenvolve do intestino anterior imediatamente caudal à faringe. Inicialmente, o esôfago é curto, mas ele se alonga rapidamente, alcançando o seu comprimento final relativo durante a sétima semana de desenvolvimento. O seu epitélio e suas glândulas são derivados do endoderma.O músculo estriado que forma a camada muscular externa do terço superior do esôfago é derivado do mesênquima dos arcos faríngeos caudais. O músculo liso, sobretudo no terço inferior do esôfago, se desenvolve do mesênquima esplâncnico circunjacentes.
Desenvolvimento do Estômago
A porção distal do intestino anterior é, inicialmente, uma simples estrutura tubular. Em torno da metade da quarta semana de desenvolvimento, uma discreta dilatação do intestino anterior indica o local do primórdio do estômago. Esse primórdio logo se expande e se amplia dorsoventralmente.