DESENVOLVIMENTO DO BRASIL
Curso: Engenharia Industrial Mecânica Semestre: 1º
Data: 27/12/2013
Disciplina: Introdução à Engenharia
COMO DESNVOLVER O BRASIL DE MANEIRA EFICIENTE?
Em junho de 2013 as ruas brasileiras foram invadidas por milhares de pessoas expressando um descontentamento profundo com os rumos do país. As manifestações iniciadas contra o aumento das tarifas dos ônibus urbanos, puxadas pelo movimento Passe Livre cresceram e foram duramente reprimidos pela polícia. Depois o movimento original transbordou dando vazão para as mais variadas questões.
De norte a sul, a reclamação sobre a saúde e a educação dominou, além dos transportes. Em comum, são três áreas vitais para o bem-estar dos brasileiros, que exigem investimentos por parte dos governos. Mesmo considerando que houve melhoras nos últimos anos nessas áreas, é senso comum que as redes públicas de escolas e hospitais prestam serviços com qualidade muito inferior às instituições privadas, às quais tem acesso uma elite que pode pagar. Um dos aspectos perversos da concentração de renda no Brasil são essas diferenças no acesso a serviços essenciais a um bom padrão de vida.
Nesse cenário, a preparação da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 está carregada de elementos contraditórios. Junto com o orgulho de sediar um dos maiores eventos globais veio o gosto amargo do gasto com o dinheiro público para a construção de vários estádios que não terão utilidade após a competição. A indignação vem, portanto, do fato de que os planos que beneficiam o conjunto da população em obras de infraestrutura e mobilidade urbana não sairão do papel.
Buscando dar uma resposta, em 24 de junho, a presidente Dilma Rousseff propôs a governadores e prefeitos “cinco pactos” tratando de educação (destinação dos recursos da exploração do petróleo), saúde (mais investimentos na estrutura e contratação de médicos estrangeiros), transporte urbano (mais metrô e