Desenvolvimento de competências matemáticas com recurso lúdico-manipulativos: para crianças de 6 a 12 anos:metodologia
O livro trata da metodologia do ensino da matemática destacando a competência, por meio de recursos lúdicos-manipulativos, para uso dos professores no ensino fundamental, com crianças de 6 a 12 anos.
O autor dividiu a obra em cinco capítulos, nos quais são abordados as seguintes temáticas: raciocínio lógico-matemático; números e operações; formas geométricas e situação no espaço; medida; e organização da informação: estatística e probabilidades. Cada capítulo possui três fases, que são: uma breve aproximação conceitual e o destaque para as competências matemáticas enfocadas; critérios metodológicos e conselhos práticos para a realização das atividades; e por fim, diversos recursos e atividades lúdico-manipulativas, previamente experimentadas.
Empregando uma linguagem didática, o autor fala da importância de se trabalhar um currículo organizando por competências, ao invés de currículos por conteúdos. Baseado nas obras de Winnicott (1971), Vigostki (1995), Bettelheim, (1987), Montessori (1914), Piaget e Inhelder (1975), entre outros, Alsina apresenta aos educadores recursos e atividades utilizando jogos e materiais de manipulação no ensino da matemática, permitindo às crianças um aprendizado consciente.
Analisando a obra de Alsina, ressalto a fuga do abstrato no modo de ensinar matemática. A criança, aprende mesmo é com situações concretas, reais, onde ela possa ser protagonista, e não mero expectador. Com jogos e, sobretudo, com a manipulação dos materiais didáticos o aluno é capaz de desenvolver suas habilidades, conhecer a si mesmo, bem como, de se desenvolver social e intelectualmente.
A obra apresentada é uma ferramenta pedagógica atual e útil aos professores de matemática do ensino fundamental I.
Alsina é professor de Educação