Desenvolvimento da teoria do empreendedorismo
ALUNA: ALINE GABRIELA ROCHA DOS SANTOS
DISCIPLINA: Empreendedorismo
TURMA: 311NA
DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DO EMPREENDEDORISMO
Schumpeter define o empreendedorismo como uma febre que vem contagiando muitos ao redor do mundo, provocando grandes mudanças e envolvendo novas tecnologias e formas de comercialização.
Distintas interpretações do empreendedorismo podem ser justificadas pela influência das áreas do conhecimento, é possível distinguir segundo a perspectiva econômica, sociológica, e psicológica.
Da perspectiva econômica, o fenômeno é determinado pelas influências e características do ambiente, como a turbulência e a complexidade estabelecendo-se a associação direta entre o empreendedorismo e a inovação.
Say (pai do empreendedorismo) argumentou que o processo empreendedor permitia a transferência de recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento.
Os sociólogos abordam o fenômeno com base na análise das condições do ambiente que permitem o surgimento do empreendedorismo.
A psicológica explica o empreendedorismo a partir da existência de um grupo de indivíduos com características ou personalidade especifica associadas ao sucesso nos negócios, essa vertente é adotada por profissionais como; psicólogos, sociólogos e psicanalistas.
David McClelland (1986), buscou compreender o desenvolvimento de diferentes nações com base nas características de indivíduos que marcaram a história e cujo comportamento seria um modelo a ser imitado.
O filósofo Platão, mencionou que “Não deve existir, entre os cidadãos, nem a pobreza extrema nem o excesso e riqueza, porque ambos são produtores de grande mal.”
O filósofo economista, Adam Smith afirma não ser possível uma sociedade florescer e ser feliz se a maioria de seus membros for pobre e miserável.
O sucesso dos negócios ou a sustentabilidade do mesmo só é possível