Desenvolvimento da Química como Ciência
IE11 – Química Bacharelado
Gisele Cristina Oliveira Melo
O desenvolvimento da química como ciência
Manaus/AM
ICE/UFAM
2013
O Desenvolvimento da Química como Ciência
A história da química está indissociavelmente ligada ao desenvolvimento da humanidade, mas se formos avaliar o surgimento da química, certamente perceberemos que seu ponto de partida é indefinível, pois ela existe desde tempos que não temos registros. Porém, a busca pelo conhecimento científico é recente, muito provavelmente os primeiros a especularem sobre a constituição da matéria foram os gregos há pouco mais de 2.400 anos.
No séc. V, Empédocles e Aristóteles acreditavam na teoria dos quatro elementos, paralelamente também ocorria outra teoria: o atomismo, proposta por
Leucipo e depois Demócrito. Mas a segunda teoria não era muito aceita na sociedade ocidental, então entre o séc. III a.C. e o séc. XVI d.C. a alquimia era a prática mais comum. Apesar do misticismo que havia na alquimia, ela deixou para a ciência moderna a descoberta de muitas substâncias, além de instrumentos de laboratório e técnicas para separação de elementos químicos, por isso teve um papel importante na química.
Já no séc. XVII Robert Boyle publica sua obra mais famosa, The Sceptical
Chymist, em 1661, que pôs fim aos conceitos aristotélicos dos Quatro Elementos e levou o conceito paraceltista ao declínio. Ele é considerado por muitos o pai da química, pois seus estudos do ar como um gás seriam fundamentais para as descobertas feitas por
Avogadro, Dalton e outros cientistas que levariam à Teoria Atômica. Apesar disso, outro importante cientista e iniciador da química moderna foi Antoine Lavoisier, suas descobertas - em relação ao oxigênio, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto como teoria da combustão - foram um grande passo para o desenvolvimento da química como ela é conhecida hoje em dia.
A partir do séc. XVIII a química,