Desenvolvimento da linguagemescrita
Acadêmica: Eliane Penido Moreira Matrícula: 2607672
Barra Mansa
2012
Graduação em Pedagogia 3º período – Centro Universitário de Barra Mansa
Texto: Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagogia.
Questão 1:Explique a escola como “cruzamento de culturas”.
R:A escola deve ser concebida como um espaço ecológico de cruzamento de culturas,cuja responsabilidade específica que a distingue de outras instâncias de socialização e lhe confere identidade e relativa autonomia é a mediação reflexiva daquelas influências plurais que as diferentes culturas exercem de forma permanente sobre as gerações.
Questão 2:Origens do conceito de “multiculturalismo”.Multiculturalismo e Polissemia.
R: O multiculturalismo não nasceu nas universidades e no âmbito acadêmico em geral.São as lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos,dos movimentos sociais, especialmente os referidos às questões étnicas e, entre eles,de modo particularmente significativo entre nós ,os referidos às identidades negras,que constituem o lócus de produção do multiculturalismo. O multiculturalismo é considerado uma polissemia devido aos vários significados que a palavra tem,sendo necessário enfocá –lo de forma específica.
Questão 3: Explique as perspectivas “descritiva” e “propositiva” do conceito de multiculturalismo.
R:A perspectiva Descritiva afirma ser o multiculturalismo uma característica das sociedades atuais,enfatiza a descrição e a compreensão da construção da configuração multicultural de cada contexto específico.
A perspectiva Propositiva entende o multiculturalismo não simplesmente como um dado da realidade,mas como uma maneira de atuar,de intervir,de transformar a dinâmica social.
Na perspectiva propositiva é necessário distinguir diferentes concepções que podem inspirar esta construção.
Questão 4: