Desenvolvimento da contabilidade no brasil
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE NO BRASIL
Araxá
2014
Desenvolvimento da contabilidade no Brasil
Principais fatos e acontecimentos
A contabilidade no Brasil foi dividida em duas fases, sendo a primeira iniciando-se de 1.915 e a segunda etapa iniciando em 1.964, que é quando finaliza e primeira fase.
A primeira fase de desenvolvimento foi marcada por dois aspectos relevantes:
Forte influência doutrinária das escolas italianas de pensamento contábil;
A intervenção da legislação no desenvolvimento de procedimentos contábeis: este é um dos aspectos que influenciou muito no desenvolvimento da contabilidade, principalmente a intervenção tributária de natureza contábil, porém, o excesso de normas nesse aspecto acaba atrapalhando, pois a maioria dos profissionais perde muito tempo lendo resoluções, decretos, instruções normativas, atos declaratórios e outros que alteram códigos de recolhimento, prazos de entrega de determinadas declarações, etc. E no final das contas não alteram em nada as leis o conteúdo das leis.
Em 1.964, quando se inicia a segunda etapa do desenvolvimento da contabilidade, o professor José da Costa Boucinhas introduziu um novo método de ensino da contabilidade. Um método didático norte-americano baseado no livro Introductory accounting de Finney & Miller. A partir daí a contabilidade no Brasil deixa de ser influenciada pelos autores Italianos e começa a ter influência dos autores norte americanos.
Como conseqüência dessa mudança de enfoque na segunda fase, foi lançado em 1.971, por uma equipe de professores da FEA-USP, o livro de Contabilidade Introdutória, que é adotado até os dias atuais.
Pode-se dizer que nessa segunda fase a contabilidade no Brasil dá um salto em relação ao seu desenvolvimento. A partir daí os professores departamento de contabilidade da FEA-USP passaram a desenvolver várias pesquisas e, de certa forma, a dominar o cenário nacional de