DESENVOLVIMENTO 1
A preocupação com a qualidade emergiu após ocorrer a Revolução Industrial, onde surgiu a fabricação em série, criando assim a necessidade de se garantir a fabricação de produtos de forma padronizada, preocupando com o aumento de produção, mantendo a qualidade do produto e mesmo, dessa forma, permanecendo o baixo custo.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial o Japão destruído e endividado, necessitou, dessa forma, investir no setor industrial com a intenção de gerar soerguimento onde necessitava ter uma leitura de lógica, desenvolvendo dessa forma uma metodologia para o controle da qualidade tendo como finalidade buscar evitar que erros ocorressem ao invés de eliminá-lo depois de ocorrido, criando um conceito de “defeito-zero” onde tudo pode ser realizado corretamente na primeira vez.
Houve uma grande evolução na qualidade com o passar dos anos. Sendo considerado, esse período como “normalização”, em 1987 foi elaborada o conjunto de normas ISO 9000, onde houve grandes mudanças nos conceitos primitivos, havendo também uma popularização impressionante em meio às indústrias em escala internacional.
SISTEMAS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE
O sistema da qualidade é todo o processo que é realizado para se manter uma boa qualidade no produto, podendo ser ele pessoas, equipamentos, softwares, hardwares, aperfeiçoando sua boa qualidade e conservando seu baixo custo. Existem dois tipos de sistematizações para a gestão da qualidade, sendo eles o formal e o informal.
A seguir serão falados sobre estes dois tipos de sistemas mais profundamente.
SISTEMA PARA A GESTÃO DA QUALIDADE FORMAL
A sistematização para a gestão de qualidade formal é todo o processo realizado com a finalidade de alcançar a manutenção tendo como base a norma ISO 9001 reformulada pela ultima vez em 2008 juntamente com o conjunto de normas que pertence ISO 9000, ou qualquer outra norma criada com o intuito de se atingir a qualidade mantendo o baixo custo.
A ISO 9001 é uma norma